Profissão “Mateiro” Coletores de Sementes Nativas

Profissão "Mateiro" Coletores de Sementes Nativas

Conhecimento dos Mateiros Coletores de Sementes 

Através do vasto conhecimento dos mateiros, profissionais de diferentes áreas realizam o levantamento de campo passando por diferentes regiões, adentrando por entre rios e igarapés, florestas de terra firme, igapós e várzeas, em excursões prolongadas de levantamento de campo. Dependendo da região, é necessário levantar acampamentos no meio da floresta e carregando mantimentos e instrumentos de trabalho até os locais de estudo.

Dessa forma, os mateiros, além de identificar os ambientes e caminhos a serem percorridos, são responsáveis por consolidar as acomodações da equipe de campo, incluindo alimentação e transporte. Após isso, realizam as aberturas de trilhas e picadas para instalação das parcelas e implantação de experimentos, com auxílio de GPS, e se necessário são feitas também abertura de clareiras.
Independente do objetivo da coleta de campo, de informações ou materiais biológicos, de solo, entre outros, essas atribuições especificadas anteriormente foram, quase frequentemente, uma prática efetuada por esses ajudantes. No momento da atividade de campo efetivamente, o conhecimento do mateiro também é bastante promissor. Contribui para a identificação de ambientes, nomes populares de espécies da flora e da fauna, e muitos outros detalhes sobre o ambiente natural que contribuem para o bom resultado do levantamento de campo, principalmente em se tratando de deslocamento na área de estudo.

Mateiro muito mais que um auxiliar

Na maior parte das vezes, o mateiro é, portanto, muito mais do que um auxiliar de campo. Esse assume várias funções no trabalho, desde atividades de guia para andar pela floresta e navegar pelos rios, como para coleta e fixação de material, contribuindo ainda na identificação de espécies, habitats e nichos que as mesmas se encontram. São responsáveis também pela logística do trabalho de campo, que constituem, conforme mencionado anteriormente, de carregamento de materiais, montagem de acampamentos no meio da floresta, abertura de trilhas, limpeza de troncos atravessados no meio de um igarapé, e alimentação. O conhecimento detido pelos mateiros pode ser considerado como um conhecimento tradicional, não apenas em virtude das relações que eles estabelecem com as comunidades locais, já que muitos deles são descendentes de famílias que integram essas comunidades e foi nelas que eles tiveram sua infância e adolescência ou o seu aprendizado elementar de classificação empírica; mas, sobretudo, pela interatividade entre eles e o saber dos pesquisadores científicos. Vale destacar que muitos mateiros foram ou estão sendo contratados por instituições de pesquisa e empresas.

 .

Referencia: http://www.academia.edu/11780972/O_mateiro_e_a_pesquisa_cient%C3%ADfica